domingo, 20 de maio de 2012

Nostalgia 7 - Diablo

Chegando para mais um post da série. Aproveitando a “onda” do lançamento de “Diablo III”, hoje o tema é o primeiro jogo da série: “Diablo”.
Capa do jogo
Produzido pela Blizzard North e distribuído pela Blizzard Entertainment, o jogo foi lançado em 1996 para PC, Playstation e Mac. O jogo é um Action RPG, com câmera fixa (essa característica se mantém até mesmo hoje, em “Diablo III”), e possui uma jogabilidade bem semelhante a muitos MMORPG’s atuais (movimento e ataque com cliques, hotkeys para skills). Há três classes de personagens no jogo (Warrior, Rogue e Sorcerer); todas podem utilizar os mesmos equipamentos, mas possuindo diferentes focos de desenvolvimento.
Imagem do jogo
O jogo se passa em uma terra medieval. O herói (jogador), ao chegar na cidade de Tristram, fica sabendo que uma missão para resgatar o jovem príncipe (raptado e levado para as catacumbas) não deu certo, e ninguém retornou. O jogador entra em uma catacumba, e descobre que o Arcebispo levou a expedição para uma armadilha. O jogador então enfrenta demônios, minotauros, e até mesmo o Rei (que se tornou um morto-vivo), até enfrentar o demônio Butcher, que matou a todos na expedição. Em seguida, o herói segue para as masmorras, onde enfrenta mortos-vivos e demônios ainda mais poderosos. Nessa parte, a missão mais importante é buscar a armadura dos antigos Reis, Arkaine’s Valor. Prosseguindo em sua jornada, o jogador passa para as cavernas, onde demônios são os principais inimigos. Nesse local, deve-se encontrar a Anvil of Fury, para que o ferreiro de Tristram forje uma arma lendária.
Imagem do jogo
A aventura segue, agora no Inferno. O herói, após uma série de batalhas, encontra o Arcebispo em frente a um altar com um cadáver de uma criança. Após derrotar o Arcebispo, o herói descobre que a criança não era o príncipe, e que ele devia ter sido usado em um ritual para trazer Diablo de volta à vida. Em seguida, o herói enfrenta Diablo. Após derrotá-lo e ele desaparecer, o herói vê que o príncipe está morto e com uma pedra vermelha cravada na testa. A pedra foi cravada no ritual que trouxe Diablo à vida, e tirou a vida do príncipe. A pedra está com uma rachadura, e o poder nela está prestes a se libertar. O herói, então, crava a pedra na própria testa para conter o poder de Diablo. Agora, o herói deve ser forte para conter Diablo, ou o mundo estará perdido…

O jogo recebeu ótimas críticas. Foi considerado, segundo o site GameSpot, como o melhor jogo do ano em 96. Teve uma expansão (“Diablo: Hellfire”, produzido pela Sierra) e mais duas sequências:
  • “Diablo II” – PC, Mac [2000]
    • “Diablo II: Lord of Destruction” – PC, Mac [2001]
  • “Diablo III” – PC, Mac [2012]
O jogo ainda foi relançado diversas vezes, tanto em pacotes com outros jogos da série como em pacotes de clássicos da Blizzard:
  • “Diablo + Hellfire” – 1998 (junto com “Diablo: Hellfire”)
  • “Diablo Gift Pack” – 2000 (junto com “Diablo II”)
  • “Diablo: Battle Chest” – 2001 (junto com “Diablo II” e “Diablo II: Lord of Destruction”)
  • “Blizzard’s Game of the Year” – 1998 (junto com “StarCraft” e “WarCraft II”)
  • “Blizzard Anthology”  - 2000 (junto com “”StarCraft”, “StarCraft: Brood War” e “WarCraft II: Battle.net Edition”)
O vilão, Diablo.
Ok, este foi um mais um post. Até a próxima!

Um comentário:

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